Nutrição em cardiologia em tempos de COVID

A Nutrição exerce papel central no sistema cardiovascular, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças cardíacas, mas e agora em tempos de COVID-19, como a Nutrição pode afetar todo esse contexto?

A resposta principal para isso é a partir da inflamação. Uma série de doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes mellitus tipo 2 e a doença arterial coronariana estão associadas a inflamação crônica no organismo. Essa inflamação é a maior responsável pela continuidade dos sinais e sintomas e pelos desfechos negativos.

Os nutrientes e os compostos bioativos podem atuar como moduladores da resposta imune, diminuindo ou mesmo combatendo essa inflamação. A dietoterapia para esses pacientes, portanto, visa diminuir a resposta inflamatória crônica.

Com isso em mente, é importante frisar que o SARS-CoV-2 é um coronavírus cuja mortalidade está associada justamente à inflamação exacerbada do organismo frente a ele! A síndrome respiratória aguda é devido a essa inflamação aguda. Portanto, a Nutrição atua aqui de forma semelhante: seguindo um plano alimentar imunomodulador, caso haja a infecção por esse vírus, pode ser que a resposta inflamatória seja de menor grau, diminuindo os danos pulmonares e possivelmente a necessidade de terapia intensiva.

Ainda precisamos de mais estudos clínicos para averiguar o papel de nutrientes e bioativos específicos na infecção pelo SARS-CoV-2, mas pelos dados que temos de outros infecções virais, é possível inferir que zinco, vitamina A, vitamina C, vitamina D, catequinas, flavonoides e outros compostos podem favorecer positivamente a resposta ao vírus. As doses devem ser sempre individualizadas, claro!

Pacientes que já possuem doenças cardiovasculares são grupo de risco, e, portanto, precisamos intensificar neles os cuidados nutricionais quanto à resposta imune. No post de amanhã vamos abordar estratégias nutricionais efetivas para os cuidados com o coração, não percam!

Referências:

10.1016/j.bbi.2020.04.040

10.1002/jmv.25707

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print